domingo, 21 de novembro de 2010

Roteiro de estudos de História e Geografia

Conteúdos a serem estudados (apostila e caderno):

História: 6. Fazendo arte e contando história

Geografia: 6. Brasil: localização e transformação da paisagem


HISTÓRIA


1) Volte à linha do tempo da página 5 e responda as seguintes questões:


a) O que a linha do tempo nos mostra através de seus dados?

R: Alinha mostra que, durante o Período Colonial, existiu um governante, e que, no Período Imperial, existiam dois governantes.

b) Quais são os períodos retratados na linha do tempo?

R.Os Períodos retratados na linha do tempo são: O Período Colonial e o Período Imperial.

c) Quem são os governantes que aparecem nas imagens?

R : D. João VI, D. João VI e D. Pedro II.

A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS

Se você já teve essa oportunidade, com certeza, deparou-se com diversos tipos de fotografia, entre elas: de viagens, passeios, reuniões de família, casas antigas, crianças e adultos.

Enfim, diferentes momentos que seus parentes decidiram registrar e guardar para a prosperidade. Revendo alguns álbuns antigos você deve ter dado boas risadas ou se surpreendido com roupas utilizadas por seus familiares, com a moda da época, muito diferente da atual.

Os historiadores também se surpreendem observando imagens do passado. Analisando-as com muita atenção, eles aprendem sobre: costumes da família, tragédias de um país, aspectos interessantes de uma cultura, moda, arquitetura, arte, tecnologia, religião e muito mais. Sem dúvida as imagens são grandes fontes históricas.

2) Agora como fizemos em sala vamos analisar a seguinte imagem seguindo alguns passos.

a) Analise a imagem por pelo menos 1 minuto;

b) Forme uma impressão geral sobre ela;

Nessa imagem podemos observar alguns negros com seus instrumentos musicais.

c) Examine isoladamente cada item;

1º quadro: Aparece apenas a cabeça do negro que está sentado e um pedaço do berimbau.

2º quadro: Aparece um negro sentado em um toco de árvore, vestindo uma calça e um tecido amarrado a cintura, seus pés estão descalços. Ele também tem um objeto nas mãos que parece ser um instrumento.

3º quadro: Aparece um negro mais velho com um berimbau nas mãos ao lado de uma criança que observa a cena co um outro objeto em mãos, fazendo referência à capoeira.

4º quadro:Aparece a parte de baixo da figura descrita no passo 3, nessa parte podemos observar a vestimenta e os pés descalços dos personagens retratados.

d) Escreva uma lista dos elementos que compõem a imagem que você observou (ver exemplo no caderno);

Instrumentos musicais;

Negros;

Toco de uma árvore.

e) O que foi possível aprender sobre o Brasil do século XIX observando essa imagem?

Que os negros cultivavam sua cultura, trazida da sua terra natal.

Que apesar do pouco tempo para o descanso os negros usavam da capoeira para amenizar o sofrimento da escravidão.

Também poderíamos levantar muitos outros detalhes quanto às vestimentas, objetos, arquitetura, etc.

3) Muitos foram os artistas que tentaram retratar por meio de música, pinturas ... a história do Brasil. Mauricio de Sousa representou, na cena a seguir, um acontecimento que marcou a chegada dos portugueses a nossas terras, em 1500:


a) Que acontecimento foi esse?

R: A primeira missa realizada no Brasil.

b) Quem são os povos (grupos) que aparecem representados na imagem? Cite dois

R: Os portugueses e os índios.

c) Explique por que o momento representado por Mauricio de Souza foi importante para os povos que chegaram a terras brasileiras, em 1500.

R: Porque assim começava o processo de Catequização dos índios.

4) Quando D. João voltou para Portugal, em 1821, deixou seu filho governando essas terras, D. Pedro tinha apenas 14 anos. Por que esse fato não foi considerado uma insanidade?

R: Porque a média de vida dos brasileiros era bem menor que na atualidade e a idade de 14 anos representava maturidade e posicionamento na sociedade.

5) Como estavam as pessoas em Portugal, com seus representantes políticos (Família Real) aqui no Brasil?

R: Em Portugal, as pessoas também estavam insatisfeitas, o representante político não estava lá e a população desejava ter mais autonomia.

6) Por que é verdadeiro dizer que apesar da Independência do Brasil ter sida proclamada por D. Pedro I em 1822 esse acontecimento não era comemorado nessa época?

R: Porque em 1822, outras datas eram consideradas mais importante, como, por exemplo, o aniversário da coroação de D. Pedro I.

7) D. Pedro também retornou a Portugal em 1831, devido as revoltas e a morte de seu pai. Como herdeiro mais velho ele deveria assumir o poder e deixou aqui o seu filho D. Pedro II, que na época tinha apenas cinco anos.

Mas com essa idade era impossível tomar decisões importantes. Que providencia foi tomada para contornar essa situação?

R: Como D. Pedro II não podia tomar decisões nessa época, pois era muito jovem, um regente respondia por ele. O regente era a pessoa responsável pelas resoluções políticas do Brasil.

8) Além das pinturas e das fotografias, outra forma de Arte que surgiu no Brasil durante o governo de D. Pedro II foi a caricatura.como e onde essa técnica era utilizada?

R: Essa técnica era usada nos jornais que circulavam pelas grandes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

GEOGRAFIA

9) Observe o mapa e responda o que se pede:

a) Qual o título do mapa? Planisfério- Os Continentes

b) O que representa a cor azul no mapa? A cor azul no mapa significa Mares e Oceanos.

c) Segundo o mapa qual é o maior e o menor continente? O maior é a Ásia e o menor è a Oceania.

10) O que é uma ilha? E quais as maiores ilhas do planeta?

R : Ilhas são porções de terras emersas, menores que o continente e que na verdade, correspondem às partes elevadas do relevo submarino.

11) Quais são os continente e os oceanos encontrados no planeta?

R :Os Continentes são: Ásia, Antártida, Oceania, Europa, América e África. Os oceanos são: Pacífico, Índico e Atlantico.

12) Como podemos representar nosso planeta?

R: Nosso Planeta pode ser representado através do planisfério, e do globo terrestre.

13) Para se orientar na Terra, o ser humano criou pontos de referência, que são chamados de pontos cardeais. Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais. Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudeste são os pontos colaterais.

Esses sinais de orientação são representados por uma figura chamada de rosa-dos-ventos ou rosa-dos rumos. Abaixo temos a representação de uma rosa-dos-ventos, agora você deverá nomear adequadamente cada ponto cardeal e colateral.



14) O mapa ao lado representa as Unidades Federativas que formam o Brasil. Observe-o com atenção e faça o que se pede:

a) Cite o nome de um estado que faz limite com o Sul do Paraná, o Norte do Paraná e com oNoroeste do Paraná.

R: Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

b) Qual é o nome do oceano que banha o nosso Estado? Ele está a leste, norte ou sul do Paraná?

R: É o Oceano Atlântico e está a Leste do Paraná.

c) Escreva o nome do país que está a oeste do Paraná e do país que está a sudoeste do Paraná

R: À oeste Paraguai e a Sudoeste Argentina.

15) A América é o continente que mais se estende no sentido norte-sul em nosso planeta. Por isso, ela pode se dividida em três partes. Em qual das Américas está localizado nosso país?

R: A América está dividida em América do Norte, América Central e América do Sul, onde se localiza o nosso País.

16) Quais os países sul-americanos fazem fronteira com o nosso país?

R: Os Países sul americanos que fazem fronteira com o Brasil são: Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

17) Quais os países sul-americanos não fazem fronteira com nosso país?

R: Os Países sul americanos que não fazem fronteira com o Brasil são: Chile e Equador.

18) Quais oceanos banham nosso continente?

R: Oceanos que banham nosso continente são: Oceano Pacífico e Oceano Atlântico.

19) Cite três matérias primas e três produtos industrializados feito a partir delas:

Matéria-prima

Produto industrializados

Algodão

Camiseta

Petróleo

Bola

Madeira

Móveis

Ferro

Carros

20) A industrialização melhorou a vida das pessoas?

R: Sim , fornecendo produtos que facilitam o trabalho das pessoas, como lavar e passar roupa,arar o solo e colher produtos agrícola; diminuindo distancias, como os modernos meios de transporte e de comunicação; prolongam a vida das pessoas com a descoberta de remédios que curam doenças; aumentam a produtividade agrícola com o uso da mecanização, de agrotóxicos e de fertilizantes.

21) Podemos dizer que a industrialização prejudicou a vida das pessoas?

R: A industrialização também gerou problemas como e o desemprego, já que máquinas substituíram a mão de obra, a poluição dos rios e ar gerada pela fumaça e resíduos lançados pelas indústrias. Além da poluição sonora e visual resultantes de muitos produtos industrializados.

22) Com o crescimento das cidades surgem alguns problemas sociais. Cite dois deles.

R: Desmatamento e alteração do relevo.

23) O que significa a sigla ECA? Observe a tirinha sobre o ECA e comente-a.

R: ECA significa: Estatuto da criança e do Adolescente.


24) Além dos problemas sociais, também podemos observar , nas grandes cidades, alguns problemas ambientais. Represente através de desenho três deles.

Poluição dos rios e mares

Aterros Sanitários

Poluição Atmosférica


4 comentários:

  1. Assim que você visualizar esse roteiro corrigido, me deixe um recadinho.

    ResponderExcluir
  2. oi como nao me lembrei de estudar de estudar dei uma lida no roteiro
    ainda bem que tenho o link se nao estaria perdida
    xau obrigado
    helena

    ResponderExcluir
  3. Helena Maria, e você ainda tem coragem de me deixar esse recadinho dizendo que não estudou? Ai ai ai... Se eu não te conhecesse direito ia ficar brava, mas sei que você é responsável e estudiosa, por isso não me preocupo.Sei que você dará conta. Beijo querida.

    ResponderExcluir